Textos que você precisa ler para se preparar para 2019

O Cristão Racional é um blog que trata de assuntos atuais sob a perspectiva cristã, assim como aborda conteúdo teológico de forma de simples e usando uma linguagem bastante comum ao leitor. E nesses dois anos de existência, já abordamos os mais variados assuntos e como nosso número de leitores cresceu bastante desde o início – GLÓRIA A DEUS – uma de nossas leitoras sugeriu que fizéssemos uma lista com os textos que tratam de assuntos que os cristãos devem conhecer, ou, no mínimo, uma prévia para se aprofundarem posteriormente. Atendendo a esse pedido, selecionei entre os mais de 70 textos que escrevemos, e organizei em uma ordem lógica para entendimento. Por não ser em ordem de escrita, alguns textos serão uma verdadeira viagem no tempo. Chega de enrolação, e vamos para a lista!

Cosmovisão Cristã

Esse texto funciona como uma introdução para todos os demais dessa lista. Nele abordamos tanto a necessidade, como também o funcionamento da elaboração de um pensamento bíblico e a sua influência no modo como vivemos. O desenvolvimento de uma visão de mundo coerente com os princípios bíblicos, ainda que seja ofensivo para alguns como o evangelho o é, é de fato, necessário.

Relevantes como o sal, resplandecentes como a luz

O que significa de fato, ser sal da terra e luz do mundo? Temos cumprido com essa missão? Esse texto é uma reflexão e um chamado para o cumprimento dessa tarefa.

A (Ir) relevância da igreja atual

O primeiro texto do blog foi baseado num esboço de uma pregação ministrada na Igreja Pentecostal da Bíblia ainda em 2016. Lendo em sequência, verá que ao não exercer sua função na cultura de modo geral, a igreja se torna irrelevante e totalmente alheia ao mundo que a cerca.

Nossas obras vs obras de Cristo

Conforme vamos deixando de lado o conhecimento da verdade bíblica, e pensamos em nosso próprio bem-estar, somos dominados pelo ego e movidos por um sentimento de culpa, buscamos aliviá-lo e com nossas próprias mãos construir uma forma de acessar o céu. Mas, quais as consequências disso?

Soberba: o pecado da virtude

Recentemente, escrevi um texto abordando a sinalização da virtude. Nesse texto abordamos justamente quando a vontade de parecermos virtuosos aos olhos humanos, nos torna soberbos e nos levam a um pecado que nos impede de reconhecer nossa dependência tanto uns dos outros, como do próprio Deus.

Pornografia e masturbação

Sexo deixou de ser uma prática natural, para assumir o posto de deus de uma geração inteira. Adorado e cultuado com grande frequência tanto por homens, como por mulheres, jovens e adultos. Quais os efeitos desses estímulos à chamada “liberdade sexual”? O que esperar de uma geração inteira que é movida por seus impulsos sexuais?

Homossexualidade e Ideologia de Gênero

O que importa é ser feliz? O propósito do ser humano, é de fato buscar a própria satisfação? Qual o preço por abandonar o propósito do Senhor para a sua criação? Nesse texto sobre um assunto considerado polêmico e que muitos cristãos adotam como filosofia uma ideia deturpada de amor, falamos abertamente sobre o assunto que ainda parece espantar muitos crentes que têm medo de serem considerados preconceituosos ou “fundamentalistas”.

Aborto: Liberdade ou assassinato?

Um dos textos mais lidos de 2018, para a glória de Deus! Afinal, é um assunto ainda considerado polêmico no meio evangélico e que mesmo sendo praticamente empurrado goela abaixo da sociedade, ainda não vemos as igrejas abordarem com a frequência e seriedade devidas. Curiosamente, esse texto teve um grande número de acessos da Argentina, logo após o parlamento recusar a legalização da prática. O que evidencia a preocupação dos irmãos argentinos.

Uma breve análise bíblica da sociedade e suas filosofias

Esse texto é fruto de um estudo bíblico ministrado para o conjunto de jovens Shalom da Assembleia de Deus do Jardim Ruyce. Nele trato de forma resumida e até mesmo introdutória sobre diversos assuntos que pautam as discussões tanto na política como na esfera eclesiástica.

A importância da Bíblia como única regra de fé e prática

Há espaço para a bíblia na sociedade atual? Ela ainda pauta o que é realmente necessário para o homem? Entender que a bíblia é a Palavra de Deus é extremamente importante para que possamos ter conhecimento do plano de Deus para a humanidade e qual o nosso papel dentro desse panorama. Quando ignoramos sua autoridade e necessidade, somos levados pelos prazeres da vida e nossos olhos são fechados para o que realmente importa. O que nos leva ao texto a seguir.

Queremos realmente que Jesus volte?

Internet, celulares, sexo, conforto e prazeres de todos os tipos estão à nossa disposição, o tempo todo, o que mais podemos querer? Pois bem, será que diante de tantos prazeres não temos deixado de buscar e desejar por aquilo que realmente interessa? Até que ponto os prazeres dessa vida têm nos cegado? Até que ponto, têm deturpado a revelação que temos do Cristo conforme consta na Palavra de Deus?

A cruz, o cajado e a coroa

Desejamos aquilo que conhecemos. Quanto mais conhecemos algo ou alguém, mais desejamos e ansiamos por alcançá-lo. Com Cristo não é diferente. Muitos ditos cristãos tem deixado de desejar a volta do Senhor, por uma visão deturpada e totalmente sem propósito. No fim das contas, usa-se o nome de Cristo como moleta moral para defender causas humanas, negligenciando toda a sua autoridade divina e glória. Nesse texto, tratamos dos aspectos sofredor, pastor e rei do Senhor dos senhores.

 

A pessoa que sugeriu essa lista trabalha com missões, o que é bastante sugestivo uma vez que aquilo envolvidos com missões se encontram na linha de frente ao pregar o evangelho para as pessoas que se encontram nos mais variados espectros dos temas abordados em cada um desses textos. Se quisermos realmente pregar o evangelho, precisamos buscar compreender o que a Palavra diz a respeito dos aspectos que movem e dão forma à nossa cultura. E uma vez que entendemos que ela é, de fato, a revelação da vontade de Deus, vemos nEla o ponto de vista do Criador do universo.
Não se restrinja apenas a esses textos, busque outras fontes, tem muito conteúdo bom em e-books na Amazon, alguns até de graça. Inclusive, se você lê em inglês, no Kindle tem um verdadeiro banquete sobre os mais variados assuntos, então, falta de conteúdo não é mais uma desculpa.
Se prepare, estude e busque conhecer a Palavra de Deus para que possa defender o evangelho quando este for atacado, porque ele será e quando menos espera.

 

Celso Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *